5 técnicas simples para Luiz Cláudio Freire de Souza França

Este espaço diferenciado proporciona uma atmosfera aconchegante e inspiradora, estimuladora da criatividade, da reflexãeste e da convergência do ideias

A Coisa do Saber dispõe por 1 programa por bolsas de estudo integrais para todos os seus cursos, destinadas a estudantes universitários do graduaçãeste utilizando baixa renda e professores da rede pública do ensino Fundamental e Mfoidio.

b) Que, devido as finalidades da Educaçãeste Física na escola, deve-se entender que esta disciplina nãeste é somente jogo ou brincadeira!!!! É uma MATÉRIA Por ESTUDO, pois a Educaçãeste Física tem uma história, uma geografia, uma ciência qual deve ser motivo do estudo e pesquisa para ser efetivamente aproveitado na vida...

2.9 Procedimento É composto, basicamente, pelas medidas prévias à sorotepia especíTeimavive e através soroterapia específica propriamente dita Medidas iniciais pré especialmentevias à soroterapia É altamente contraindicado qual este membro afetado seja garroteado por torniquete, pois É possibilitado a haver aumento do efeito proteolítico local do veneno botrópico. Além disso, é mandatário impedir de que se realizem incisões no local da picada, já que o presente procedimento É possibilitado a desencadear hemorragias graves, as quais, por sua vez, podem possibilitar ser responsáveis através morte do animal (SAKATE, 2008). Após a admissãeste do animal pelo hospital ou clínica, deve ser fabricada uma antissepsia no local da picada usando água e sabão. A colocaçãeste por sustâncias na lesão, bem tais como a realização de curativos oclusivos estãeste contraindicadas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). Este

4 Estudar Educaçãeste Física na Escola significa refletir juntos que: a) a Educação Física é uma NECESSIDADE, como sua finalidade é que este aluno aprenda a: praticar, saudável e prazerosamente, este movimento corporal relacionado usando este game, a dança, a ginástica e o esporte; saber comunicar-se e saber organizar eventos recreativos e esportivos, utilizando normas elaboradas entre os participantes, desprovido praticar nenhum Género do discriminaçãeste ou pré-conceito (de cor, habilidade física, idade ou sexo); contar usando uma opinião pessoal, sfoiria e profunda Derivado do este consumismo e a utilização inadequada das atividades físicas e esportivas ao longo da história da humanidade.

Logo, fica evidente a importância da prevençãeste do complicações atravfois da administração precoce por soro antiveneno específico. Usando a hipotese do estabelecimento do estadiamento dos casos de acidente ofídico botrópico em cães, a otimizaçãeste do terapia fica facilitada, já qual há a hipotese de administrar este soro antibotrópico de acordo utilizando a intensidade do quadro e de maneira precoce. Wen (2009), relata de que uma vez estabelecida a quantidade por soro a ser administrada, tal deve ser dada em dose única, visando elevado rapidez na neutralizaçãeste do veneno circulante. O estadiamento ocorre por convénio com a descrição do quadro clínico pelo contatante, via telefone. É importante ressaltar que essa descrição do quadro clínico é bastante subjetiva, e que este atendente do CIT-RS toma a decisãeste única e exclusivamente em função do relato do veterinário. Após a coleta de informações, o CIT-RS, atravfois do atendente do caso, orienta a administração por dada quantidade de soro antiofídico botrópico ou botrópico-crotálico, bem saiba como a terapia auxiliar. A aceitaçãeste das informações Teimavive a cargo do mé especialmentedico veterinário responsável pelo atendimento. Dados do CIT-RS, referentes à acidentes ofídicos ocorridos no Rio Bastante do Sul, envolvendo mal a espé especialmentecia canina, apontam que 25% Destes casos foram considerados graves pelo serviço. Nesses quadros, ESTES Seres vivos apresentam péssimo estado geral, edema intenso

18 Sinais Clínicos A gravidade do envenenamento depende de vários fatores, como sensibilidade do animal ao veneno, quantidade do veneno inoculada, local da picada e do tempo decorrido do acidente ao tratamento. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; BERROCAL et. al., 1998; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2004; SAKATE, 2008). A reação local é rápida, intensa e Têm a possibilidade de ser evidenciada duas horas após o acidente (SCHVARTSMAN, 1985). Dois pontos do inoculação hemorrágicos podem vir a manter-se presentes pelo local da picada, porém nem sempre podem possibilitar ser identificáveis ou, ainda, podem vir a se apresentar saiba como uma única perfuraçãeste, ou como uma arranhadura. A presença do sangramento pelo ponto por inoculaçãeste é frequentemente observada, porém a sua própria presença nem em algum momento indica comprometimento sistêmico (FRANÇA e MÁLAQUE; FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2001). Este primeiro sinal clínico do acidente ofídico botrópico a se manifestar é este edema intenso no local da picada, a ser nosso caracteristicamente firme, usando tonalidade violácea em decorrência do sangramento subcutâneo (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), e tua intensidade é diretamente proporcional ao tempo transcorrido a partir de a inoculaçãeste.

..] este diamante antes de ser lapidado... porque o diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é qual ele vai brilhar[...] mas este sertão é puro, tão puro quanto este diamante antes por seu trabalho[...]"

É necessário ressaltar de que na indução do processo inflamatório local agudo há a participação da atividade coagulante, desencadeando trombos na microvasculatura, usando consequente hipóxia, agravamento do edema e necro se tecidual; e de que a atividade anticoagulante, determinada por hemorraginas, pode ampliar o quadro inflamatório, atravfois de tua atividade A respeito de este fator por necrose tumoral (FNT) pré-formado, liberando citocina ativa, que possui potente ação inflamatória (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). Em geral, a necrose tecidual de que se estabelece após o acidente botrópico possui aspecto gelatinoso, por ação direta de enzimas proteolíticas inoculadas pelas serpentes, especialmente as fosfolipases A2. Estas enzimas liberam as substâncias vasoativas, provocando dor intensa, edema, eritema e hemorragias, seguidas pela casa da necrose. Usando a alteração na microcirculaçãeste local, há piora no quadro necrótico pré-estabelecido, já qual há deficiência na suplementação sanguínea na regiãeste da picada (SAKATE, 2008).

27 27 Utilizando a base por atendimento em operação, foi desenvolvido, nos anos de 2003 e 2004, este sistema de registros, que é interligado à base do atendimento, possibilitando este registro DE solicitações usando a inclusão automática de Muito mais do 30 variáveis Acerca o caso, a partir de ESTES dados de passando por todos ESTES dados do agente causal. (CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO Bastante DO SUL, 2005). Os quadros sãeste atendidos, via telefônica, por estagiários de medicina e por medicina veterinária, que coletam as informações referentes ao animal acidentado, bem saiba como do contatante e do quadro clínico do animal. Após, é gerada e fornecida uma conduta terapêutica racionalizada.

ESTES livros da Coleção Lar do Saber apostam em temas fundamentais da história do pensamento ocidental, seguindo ESTES mesmos princípios que orientam ESTES encontros da Casa, privilegiando este conhecimento rigoroso transmitido por grandes mestres em linguagem clara e envolvente.

31 31 serpentes nesta região corpórea. Por exemplo, utilizando a edemaciaçãeste da região do pescoço, há 1 sé especialmenterio risco por fechamento DE vias aé especialmentereas por edema por glote. Se as medidas iniciais e específicas frente ao acidente ofídico nãeste forem tomadas do maneira precoce, há uma Colossal eventualidade do o animal apresentar insuficiência respiratória obstrutiva (BICUDO, 2009). A maioria Destes casos foi atendida em até 12 horas após a picada. Do convénio utilizando Wen (2009), dados do Ministfoirio da Saúde do País do futebol de modo a este ofidismo revelam qual O MAIS EFICAZ tempo de modo a a administraçãeste do soro antiveneno, em seres humanos, está nas primeiras horas após este acidente, uma vez de que cerca de 60% Destes quadros de acidentes botrópicos envolvendo humanos qual evoluíram para óbito receberam atendimento em período igual ou superior a seis horas. Contudo, é necessário considerar que a soroterapia deve ser sempre implementada, principalmente na presença por manifestações sistêmicas de envenenamento, independentemente do tempo decorrido. Takahira (1996), em trabalho experimental usando cães inoculados com veneno por B. jararaca, B. neuwiedi, B. alternatus e B. moojeni observou que a soroterapia realizada 12 horas após este envenenamento foi eficaz em prevenir morte e restaurar as condições clínicas dos Seres vivos. Em relação aos efeitos locais, Rosenfeld (1967) foi bastante enfático ao dizer de que: este soro neutraliza seguramente o veneno, porém nãeste regenera as células e tecidos lesados; ele previne as lesões, porém não as cura.

Foram pesquisados 24 registros do atendimentos, onde houve a identificação macroscópica das serpentes ou diagnóstico presuntivo. A maior parte dos cães foi picada em cabeça ou pescoço (83%), seguido do membros pé especialmentelvicos e torácicos (17%). Para além disso, a maioria Destes quadros ocorreu em zona rural (75%), seguido através zona urbana (25%), a ser cerca por 46% dos casos considerados leves, 29% moderados e 25% considerados graves. Um Completa de 12,5% dos Seres vivos acometidos foram a óbito. Espera-se, a partir Destes dados obtidos, demonstrar qual ESTES Centros do Informações Toxicológicas são órgãos de referência no auxílio do atendimento por quadros veterinários por acidentes ofídicos botrópicos, e de que o soro antiveneno é o terapia mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico. Palavras-chave: ofidismo, botrópico, cães, acidente ofídico, Bothrops, Rio Enorme do Sul.

3 DEDICATÓRIA Dedico o presente trabalho aos Seres vivos, motivo pelo qual investi inúmeras noites do sono e horas do convívio com familiares e amigos. Espero poder aplicar de maneira sábia e ética todo o saber de que me foi proporcionado durante a graduaçãeste, em prol dos Seres vivos, por modo que eu possa melhorar ou até precisamente prolongar a permanência desses seres tãeste puros e especiais neste plano. Aos animais, fonte inesgotável por inspiração e saber.

"Aqui de longínqua serra / este link Por Camões este que direi? / Deseja na paz ou deseja na guerra / que ele foi grande eu bem sei / exaltou a tua base mais do que seu próprio rei / e portanto é sempre novo pelo coração do seu povo / e eu, de que das coisas terrestres tenho natural poucas peloções / porque pelo tive Destes mestres as preciosas lições / só tenho flores silvestres pra coroa por Camões / veja a minha pequenez ante o bardo português."

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *